ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
O Expressionismo sobre o Ensino da Arte no Ensino Médio: experiências no estágio curricular supervisionado III
Raquel da Silva Araújo Ribeiro, Thaise Cristina Marcelino Matias, Clarice Santiago Silveira, Daniela Glicea Oliveira da Silva

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


O presente artigo trata de um relato da experiência de estágio realizada na Educação Básica, a nível de Ensino Médio. Esta narrativa se baseia na realidade docente de uma estagiária do curso de Licenciatura em Música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Limoeiro do Norte, que acompanhou a disciplina de Arte em uma escola estadual na cidade de Russas. Este trabalho se propõe a apresentar como funciona a disciplina de estágio supervisionado no IFCE e sua importância para a formação docente. Busca demonstrar como a música está contextualizada no Ensino Médio e como se encaixa no novo modelo vigente. Traz as características da escola em que se realizou o estágio e como as turmas reagiram às aulas de música, bem como, reflexões sobre a observação do professor supervisor e propostas pedagógicas aplicadas no período da regência. Além disso, apresenta a realidade musical nas escolas públicas de Russas, junto a uma reflexão de como a sociedade tem enxergado a música no ambiente educacional. Por fim, propõe intervenções para a participação mais ativa da música na educação através da apresentação das falas de pesquisadores musicais e pedagógicos.

 


Texto completo: PDF