ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Suporte ao estudante com deficiência visual no ensino superior de música: Um estudo sobre as políticas de acessibilidade e inclusão desenvolvidas em duas universidades de Minas Gerais
Renan Ezequias Fernandes

Última alteração: 2023-12-21

Resumo


A presente comunicação é o recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo tema é o atendimento ao estudante com deficiência visual no contexto do ensino superior de música. Tem como objetivo estudar as políticas de acessibilidade e inclusão desenvolvidas por duas universidades públicas - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), averiguando o funcionamento dessas políticas, especificamente, no âmbito das escolas de música destas instituições, bem como seu impacto na vida acadêmica dos graduandos em música com deficiência visual. Para tal, a investigação, desenvolvida em uma abordagem qualitativa, tem como instrumentos de coleta de dados a análise documental, relacionada às instituições envolvidas, e entrevistas semiestruturadas com estudantes de graduação em música com deficiência visual. Como a coleta de dados ainda não foi finalizada, neste texto trazemos as informações sobre as políticas de inclusão e acessibilidade das duas universidades pesquisadas.

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