ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Política de ações afirmativas para a inclusão de pessoas com deficiência na Arte: relato de experiência
Carlo Rosa Arruda, Karla Cremonez Vieira, Lisbeth Soares

Última alteração: 2023-12-23

Resumo


Neste relato de experiência temos por objetivo apresentar as ações que estão em andamento em escola especializada em Artes no que diz respeito ao acesso e permanência de estudantes com deficiência. A referida escola, que conta com mais de 50 anos de atividade e tem um importante histórico de atendimento às pessoas com deficiência visual, passou por um processo recente de reestruturação, aderindo à política de ações afirmativas, com reserva de vagas para o público-alvo da Educação Especial[1]. Para além de ampliar as condições de acesso, também reorganizou o curso teórico, criou vagas para bolsistas com a função de dar apoio aos docentes e estudantes e estruturou um Núcleo de Apoio Pedagógico, o qual vem organizando todo o processo, desde o acolhimento inicial aos estudantes e às suas famílias, adaptação e revisão de materiais, conteúdos e objetivos, bem como realizando atividades formativas, dentre outras. Reconhece as demandas e desafios que tal posicionamento gera e entende que as escolas de Música devem contribuir para a estruturação de uma sociedade mais justa, inclusiva e acessível.


[1] De acordo com a legislação brasileira em vigor, o público-alvo da Educação Especial é constituído pelas pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.


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