ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
A Música nas NEIM’s do Futuro: a chegada de professores de Música nas Unidades de Educação Infantil Municipal de Florianópolis
Vinícius Nicolodelli, Regina Finck Schambeck

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


Este artigo analisa a inserção da música como área de conhecimento nos Núcleos de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis a partir do projeto “NEIM do Futuro”. O artigo foi estruturado tendo por base os documentos norteadores para a Educação Infantil do município, como as Diretrizes Municipais de Florianópolis e as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação Infantil. Além disso, foram considerados dados populacionais e educacionais, como o número de escolas e alunos matriculados. As Diretrizes Educacionais Pedagógicas enfatizam a Pedagogia da Infância como base para o desenvolvimento educacional, e apresentam foco nos Núcleos de Ação Pedagógica - NAPs, como as linguagens, as relações sociais e culturais e a natureza. A música é abordada como parte integrante desses núcleos, enfatizando a diversificação das linguagens e a apreciação e experiência artística. O estudo conclui que as diretrizes educacionais de Florianópolis oferecem suporte para a inserção da música como área de conhecimento nos Núcleos de Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento musical das crianças.

Texto completo: PDF