ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
A DOCÊNCIA DO PIANO: CONQUISTAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE
Rejane do Nascimento Tofoli

Última alteração: 2023-10-28

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2023 com professores de piano de diferentes localidades do território nacional. O objetivo principal da pesquisa foi conhecer as práticas pedagógicas desses professores na contemporaneidade. A pesquisa contemplou o perfil e também as práticas relacionadas diretamente à pedagogia do piano por meio de vinte e cinco perguntas feitas através do Google Forms. Ao todo, quarenta e um professores atenderam ao convite de participação. Como resultado, foi possível comprovar que o ensino do piano se trata de uma atividade dinâmica e complexa, no sentido de abranger diferentes aspectos do desenvolvimento do estudante. Também foi possível constatar a maturidade profissional dos professores frente aos objetivos a serem atingidos, bem como perante os desafios enfrentados na atualidade. Outra questão relevante constatada a partir das práticas observadas, foi a do deslocamento do ensino tradicional de piano com ênfase dada ao virtuosismo e à execução técnica para a aplicação de metodologias ativas visando não somente a performance, mas o entendimento da linguagem musical e o espaço para criação, gerando a oportunidade do desenvolvimento musical como um todo.

Palavras-chave: Pedagogia do Piano, Professores de Piano, Piano.


Texto completo: PDF