ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Desenvolvimento musical de estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma pesquisa em andamento
Gabryelle de Lima Pereira, Monica Cajazeira Santana Vasconcelos, Lenilce da Silva Reis

Última alteração: 2024-01-02

Resumo


Este artigo é um recorte de pesquisa de conclusão em curso de licenciatura em música, que teve como objetivo avaliar como a música influencia no desenvolvimento cognitivo de crianças atípicas em que as atividades musicais auxiliam na musicalidade delas e em outros aspectos extramusicais É uma pesquisa de métodos mistos com delineamento sequencial exploratório e foi realizada em um Centro de Referência Municipal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com três crianças atípicas na faixa etária entre 6 a 8 anos de idade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de coleta de dados: realização das aulas, aplicação da Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA) no início e no final das aulas, questionários, entrevistas com pais e profissionais da saúde e da educação, registros videográficos e avaliação de trechos das aulas por juízes da área de educação musical. Serão apresentados resultados parciais referentes ao desenvolvimento musical de uma das crianças participantes desta amostra, a partir da avaliação da DEMUCA. Até o momento foi possível concluir que os benefícios da musicalização com crianças autistas são evidentes, ou seja, auxilia no seu processo de desenvolvimento e na aprendizagem.


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