ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Teclado como instrumento musicalizador para crianças de 2 a 5 anos e psicomotricidade: um relato de experiência
MICHELLY DA PENHA OLIVA SANTOS, MURILO FERREIRA VELHO DE ARRUDA

Última alteração: 2023-09-11

Resumo


Após o período de isolamento social ocorrido devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), professoras regentes de uma escola da rede privada e eu, professora de música, identificamos uma dificuldade em habilidades psicomotoras de alguns alunos da educação infantil em relação à maioria, dentre elas a pressão fina e movimento alternado dos dedos. Com essa lacuna no desenvolvimento dos alunos, procurei elaborar um plano de intervenção na musicalização utilizando práticas lúdicas centradas na aprendizagem do teclado. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso do teclado como instrumento musicalizador para crianças de 2 a 5 anos, visando contribuir para o desenvolvimento da motricidade fina. As experiências sobre as quais iremos tratar aconteceram entre 2020 e 2022, nos municípios de Vitória, Serra e Vila Velha, Espírito Santo, iniciando com as aulas escolares de música e posteriormente o ensino individual para sete alunos da educação infantil. Tendo o relato de experiência como metodologia, iremos refletir sobre a prática como educadora musical e a aprendizagem de estudantes da educação infantil, relacionando com a bibliografia especializada em temas como psicomotricidade, ludicidade e musicalização. Como considerações apontamos os desenvolvimentos técnico-musicais e psicomotores a partir do uso teclado, as potencialidades deste instrumento, bem como os recursos pedagógicos associados ao processo de musicalização empreendidos nesta experiência com crianças de 2 a 5 anos.

Texto completo: PDF