ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Dispositivo para o Posicionamento dos Dedos de Pessoas com TEA no Arco do Violino, Viola e Violoncelo: tecnologia assistiva como acessório facilitador ao aprendizado musical
Áureo Déo DeFreitas Júnior, Jéssika Rodrigues da Silva, Douglas Rondon, Rafaela Alcantara Barata

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


A Tecnologia Assistiva (TA) tem se demonstrado aliada a inclusão de pessoas com deficiência inclusive no âmbito da educação musical como um recurso mediador e facilitador para o ensino aprendizagem. Devido a presença de déficits motores e sensoriais, como dificuldades na coordenação motora global e defensividade tátil apresentada por pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) o aprendizado musical em instrumentos de cordas friccionadas torna-se complexo. Cientes dessas dificuldades e dando continuidade as pesquisas os investigadores do (informação removida para avaliação) tem como objetivo aprimorar a Tecnologia Assistiva para posicionamento dos dedos no arco de violino, viola e violoncelo, visando garantir o melhor posicionamento, estabilização e/ou função do aluno. O dispositivo pesa aproximadamente 20 gramas, o que oferece leveza, um desenho anatómico simples e de fácil acoplamento para encaixar-se, ditas características facilitam o posicionamento da mão na execução do movimento do arco do instrumento de corda, neste caso, especificando o violino, a viola e o violoncelo. O dispositivo foi desenvolvido no Laboratório Experimental de Educação Musical do (informação removida para avaliação) em conjunto com o Laboratório de Tecnologia Assistiva (informação removida para avaliação) através de o uso da tecnologia de impressão tridimensional 3D. O dispositivo facilita o posicionamento das falanges tanto distal quanto medial dos dedos da mão direita, o posicionamento adequado da falange distal do polegar garantindo ao instrumentista segurar o arco com firmeza, visando a execução do movimento mais confortável.

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