ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Protagonismo Musical na Educação Infantil: Reflexões a partir de uma creche no município de Assis
Adriana Silveira Campanharo

Última alteração: 2023-11-01

Resumo


As diretrizes curriculares estabelecidas pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ressaltam a necessidade de que as crianças tenham a oportunidade de conhecer a música em sua essência, explorando sua história, linguagem e elementos específicos. Nesse cenário, esta comunicação tem por objetivo compreender como a música é utilizada por professores no trabalho com bebês. Ela é fruto de uma investigação mais ampla que visa identificar as concepções e práticas dos professores de uma creche localizada no município de Assis – SP em relação ao desenvolvimento e musicalização de bebês. A metodologia utilizada neste estudo consistiu em duas etapas principais. A primeira etapa envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram explorados textos relacionados à educação musical, musicalização com bebês e outras áreas pertinentes ao tema. Na segunda etapa, foi realizado um estudo de caso que envolveu análise de informações coletadas junto aos professores da creche. As professoras das creches utilizam a música como um recurso multifuncional, mas não a enxergam como protagonista nas experiências musicais das crianças. Existe uma lacuna no uso da música, sendo empregada apenas como suporte complementar, e não como linguagem e expressão artística em si mesma. Refletiremos como essa visão pode prejudicar a humanização dos bebês por meio da musicalização.


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