ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Aprender tocando um instrumento em banda de música: aprendizagem autorregulada para a educação musical instrumental – validação do quadro teórico em contexto (2ª. Fase)
Marco Antônio Toledo

Última alteração: 2023-10-25

Resumo


Este trabalho aborda a terceira fase de pesquisa em andamento sobre nova transposição do modelo de aprendizagem autorregulada pela leitura “aprender lendo” da profa. Sylvie Cartier (Cartier, 2007) para a aprendizagem de instrumento musical. Após o período como professor/pesquisador convidado na Faculdade de Educação da Universidade de Montreal trabalhando em cooperação com a professora Sylvie Cartier desenvolveu-se os fundamentos teóricos para a criação de um modelo de aprendizagem autorregulada que vise “Aprender música tocando um instrumento musical”. Para a validação do modelo teórico faz necessário estudos empíricos, bem como a sua reprodução do modelo em loco. Este projeto visa a reprodução do modelo teórico desenvolvido em uma banda de música iniciante. Espera-se com esta pesquisa propor um modelo de autorregulação da aprendizagem que possa ser aplicado na didática de instrumentos musicais em bandas de música, atendendo em totalidade, todos os aspectos deste constructo teórico e capaz de contribuir para a formação de cidadãos do século XXI protagonistas de sua aprendizagem.

Texto completo: PDF