ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Panorama do ensino e aprendizagem da Arte na Zona da Mata Mineira: reflexões sobre uma educação humanizadora no contexto do Novo Ensino Médio
Pedro Dutra, Mariana Galon

Última alteração: 2023-09-28

Resumo


O presente estudo tem por objetivo apresentar dados parciais de uma pesquisa em andamento que visa mapear a dinâmica do ensino e aprendizagem da arte no Ensino Médio da região conhecida como Zona da Mata Mineira, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ocorrida no ano de 2022. A reflexão e a produção de novos conhecimentos acerca do Ensino Médio no Estado de Minas Gerais tornam-se urgentes, especialmente no que se refere ao ensino de arte, a fim de contribuir para a compreensão dos desafios, impactos das políticas públicas nacionais e estaduais, bem como para a elaboração de estratégias que possam promover o aprimoramento qualitativo da educação nesse âmbito. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, e está sendo conduzida em catorze instituições de ensino de sete microrregiões da Zona da Mata Mineira. Para este trabalho, como recorte, apresentaremos dados relacionados a dois temas que envolvem o contexto do Novo Ensino Médio, a saber, o Protagonismo Juvenil e o Mundo do Trabalho. Além disso, traremos também qual a compreensão de ensino de arte no Ensino Médio nos foi apresentada pelos sujeitos participantes da pesquisa. Por fim, traçamos algumas reflexões que nos apontam como um ensino em arte humanizador, incluindo a educação musical, pode ser possibilidade para uma educação transformadora e crítica diante do cenário proposto pelo Novo Ensino Médio.

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