ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento Profissional do Professor de Música da Educação Básica: identidade e conhecimento docente
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


Este trabalho constitui-se como um recorte de pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo compreender de que forma a participação no grupo Musicalização Brasil pode proporcionar experiências de formação que contribuam para o desenvolvimento profissional do professor de música da educação básica. A abordagem consiste em uma pesquisa etnográfica online, que tem como lócus de produção de dados o material coletado no grupo que acontece no aplicativo WhatsApp, no grupo focal online e nos diários de campo. Nesta comunicação, apresentamos uma visão sucinta da estrutura teórica na qual a tese está embasada: o desenvolvimento profissional do professor de música que atua na Educação Básica e a comunidade de prática. Em seguida, a partir de informações socializadas no grupo focal, apresentamos o Conhecimento Profissional Docente (NÓVOA, 2022) e suas articulações com os dados, onde destacamos: a comunidade como um espaço para compartilhar; a influência do grupo na motivação dos professores e a comunidade online como um local de formação. Concluímos que a prática na comunidade, que é uma construção conjunta, alavanca o desenvolvimento profissional proporcionando ao professor oportunidades de reflexão, de trocas e de afirmação de sua identidade profissional.


Texto completo: PDF