ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
O sentido da experiência musical: narrativas de aulas de músicas de crianças na escola regular
Andrea Matias Queiroz

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Música realizada na Universidade XXXXXX. O tema norteador trata das relações entre afetividade e cognição e suas influências na aprendizagem musical de crianças em aulas de música no contexto da escola regular. Tendo em vista que a pesquisa busca evidenciar as concepções e experiências das crianças, a abordagem narrativa e a Arts-Based-Research - ABR serão utilizadas como eixos metodológicos para a realização da pesquisa que terá como sujeitos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I matriculados em duas escolas localizadas na cidade de Brasília – DF, entretanto neste recorte só será abordada a experiência de uma das escolas. Pesquisas em Educação Musical que consideram as perspectivas e percepções sob a ótica das crianças têm demonstrado que suas práticas precisam ser melhor compreendidas. Assim, essa pesquisa pretende evidenciar nuances da aprendizagem musical das crianças, visando ampliar a reflexão acerca das suas percepções, interações e das suas formas de aprender e vivenciar a música na escola.

Texto completo: PDF