ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Educação Musical e Pedagogia: mapeando as futuras professoras
Gislene Natera

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


Este texto é um recorte de uma pesquisa em nível de doutorado que entende que a produção contemporânea de arte e mídia precisa ser incorporada à educação escolar para que esta, além de mais motivadora, se torne também mais relevante. Tem como objetivo apresentar um questionário que buscou situar os usos e funções da música na vida cotidiana de 73 estudantes de Pedagogia e o repertório que elas pensam ser necessário na formação musical das crianças. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de cunho qualitativo, com abordagem mista, inspirações cartográficas e situada no paradigma de uma das perspectivas teóricas da mídia-educação, que é o do pensamento crítico. O questionário, que faz parte do método quantitativo com análise qualitativa, possibilitou entender questões essenciais de rigor na pesquisa, confiabilidade, mas também permitiu identificar as relações entre determinados atributos e as atitudes e comportamentos em relação à música. Os dados mostraram a importância e a necessidade de atividades cantadas como fio condutor da disciplina, assim como a compreensão e o respeito à pluralidade cultural. Dessa forma, a pesquisa concluiu que para a construção de uma formação musical crítica e criativa nas disciplinas de música nos cursos de Pedagogia, é necessário a aproximação da professora aos usos e consumos da música do grupo de licenciandas para orientar seus planejamentos, assim como o estímulo para que elas desenvolvam o pensar, discutir e pesquisar sobre quais os motivos e critérios levam alguns produtos culturais ao consumo cotidiano das crianças.

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