ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O(a)s professore(a)s formadore(a)s e suas narrativas: a música na Pedagogia
Cláudia Ribeiro Bellochio, Alice de Paula Ghisleni

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


Este trabalho é um recorte da pesquisa intitulada “Música – Pedagogia – formação humana: encontros em modos de ser do professor no ensino superior”, que está sendo desenvolvida, e tem por objetivo geral investigar possíveis encontros, atravessamentos, potências entre Música, Pedagogia e formação humana que movimentam ações docentes no ensino superior e, em consequência, a formação acadêmico-profissional, em cursos de Pedagogia. Metodologicamente a pesquisa tem por foco entrevistas narrativas, em conjunto com pesquisa bibliográfica e questionário com técnica de bola de neve. Neste texto, apresenta-se o tema da pesquisa e narrativas de processos formativos mobilizados por professore(a)s atuantes na Pedagogia, com educação musical, destacando o que narram acerca da formação musical, pedagógico musical e humana de futuro(a)s professore(a)s referência. Conclui-se que os modos de ser professor(a) formador(a) no ensino superior são múltiplos, e que, especificamente em se tratando de educação musical, como componente curricular na Pedagogia, as questões voltadas ao humano têm balizado as propostas formativas.

Texto completo: PDF