ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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O processo de ensino-aprendizagem musical de estudantes com deficiência visual que não usam o Sistema Braille
ANDRÉA MENEZES DA COSTA GAMA

Última alteração: 2021-10-07

Resumo


Esta comunicação faz parte de pesquisa de mestrado profissional em andamento que visa investigar como pessoas com deficiência visual percebem a sua aprendizagem musical. Assim, este artigo, recorte da pesquisa, tem como objetivo discutir o trabalho de ensino-aprendizagem musical realizado com esses estudantes em Sala de Recursos numa escola especializada de Música. Foram selecionadas três pessoas com deficiência visual total e uma pessoa com baixa visão, que não usam o Sistema Braille e nem o texto musical ampliado. Nesse sentido são apresentados os estudantes, suas experiências de aprendizagem musical e uma reflexão sobre como eles percebem os materiais e estratégias utilizados na Sala de Recursos.  A partir da compreensão da diversidade que envolve as pessoas com deficiência visual, este trabalho aponta para a necessidade de estudos que apresentem possibilidades de ensino da música para esse público.

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