ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Reflexões sobre uma educação musical abrangente a partir de um contexto sócio-orquestral
Leonardo da Silva Souza

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Este artigo traz os principais resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender como as vivências musicais de jovens em diferentes contextos socioculturais se inter-relacionam com as práticas musicais desenvolvidas em um dos polos do Programa X. Participaram da pesquisa cinco jovens com idades entre 14 e 17 anos, que ao mesmo tempo integravam o Programa e apresentavam vivências musicais em diferentes contextos como a família, a igreja, a escola, os grupos musicais da cidade, dentre outros. A pesquisa se orientou pela abordagem da pesquisa qualitativa e foi desenvolvida a partir de um estudo de caso. Tomando como aporte teórico os estudos relacionados à Condição Juvenil; à Abordagem sociocultural da Educação Musical e às Teorias do Cotidiano na Educação Musical, os resultados apontam que os jovens estabeleciam algumas inter-relações entre as práticas musicais desenvolvidas no Programa e essas variadas esferas, possibilitando uma prática educativo-musical mais abrangente e mais conectada com a sua própria condição juvenil. Nesse sentido, ao longo deste artigo refletirei sobre as práticas musicais desenvolvidas pelos jovens em que essas características estiveram mais presentes: a Camerata Feminina e uma orquestra formada anualmente para o Concerto da Consciência Negra.

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