ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Inter e transdisciplinaridade nas aulas de música no Ensino Médio
José luiz Domingues Gularte

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


A Educação Musical tem sido tema de pesquisas em âmbitos escolares e não escolares, ao longo dos anos. A partir de 2008, com a Lei nº 11.769, as investigações foram intensificadas, principalmente no que diz respeito ao ensino escolar, notadamente no Ensino Fundamental. Mas, sabe-se que, a partir da Resolução nº 2, de 2016, o trabalho musical também deve se estender à Educação Infantil e ao Ensino Médio. Mais especificamente, em se tratando do Ensino Médio, a área ainda carece de mais estudos, com vistas a entender os processos que se estabelecem no ensino musical neste nível de ensino. Além disso, os saberes inter e transdisciplinares têm sido tratados em diversos ambientes de aprendizagem. O lócus para a realização da pesquisa será́ uma escola particular da cidade de XX/XX. A metodologia para a realização desta investigação tem como base a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação (TRIPP, 2005) como método. A análise dos dados será́ efetuada com base na análise de conteúdo (MORAES, 1999). O referencial teórico desta pesquisa fundamenta-se na epistemologia da Educação Musical (KRAEMER, 2000), em conceitos de inter e transdisciplinaridade (JAPIASSU, 2006; FAZENDA, 2006) e em estudos sobre o ensino e as tecnologias (PÉREZ GÓMEZ, 2015) transversalizados às propostas da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2017).


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