ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Sentidos da Música no Novo Ensino Médio: um estudo de caso realizado na Escola Estadual Governador Milton Campos
Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Este artigo apresenta dados preliminares da pesquisa de mestrado em andamento intitulada Música no Novo Ensino Médio: um estudo de caso na Escola Estadual Governador Milton Campos. Discutiremos os sentidos da música no Novo Ensino Médio desta Escola a partir da formação da Banda Central no contexto da estruturação dos itinerários formativos. As primeiras análises advindas das observações dos ensaios da Banda (anterior à pandemia) e das entrevistas realizadas com cinco integrantes revelaram que os sentidos que os jovens atribuem à Banda estão relacionados à necessidade de socialização e da interação lúdica entre os pares. O fazer musical coletivo com os colegas e amigos da Escola, assim como as práticas musicais anteriores à Banda Central declaradas pelos participantes, revelaram aspectos das práticas informais e dos processos de autoaprendizagem musicais. Os aspectos afetivos inerentes às suas práticas musicais apresentaram uma estreita ligação com os aspectos motivacionais para a adesão e permanência dos jovens na Banda Central.

Texto completo: PDF