ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Metodologias Ativas em Educação Musical: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem a distância
Adriana Napoli, Giancarlo Barletta, Francine Kemmer Cernev, Melissa da Costa Corusse

Última alteração: 2021-11-08

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições para o uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem musical no ensino superior a distância na formação inicial e continuada dos professores de música. As metodologias ativas foram utilizadas no desenvolvimento de uma disciplina no Curso de Licenciatura em Música na Universidade de Brasília-UAB/UnB. A proposta trouxe discussões sobre a relevância do uso de recursos tecnológicos e das metodologias ativas como a sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos na formação e aperfeiçoamento de processos colaborativos em música. As experiências aqui relatadas trazem a perspectiva de um grupo de alunos e da professora regente, evidenciando possíveis caminhos para motivação, capacitação e desenvolvimento musical e profissional por parte dos licenciandos em música na atualidade bem como aponta perspectivas para professores no uso de estratégias de aprendizagem ativas, recursos e ferramentas tecnológicas que visem à aprendizagem colaborativa na educação a distância.


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