ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Educação Musical e Pedagogia: 15 anos de pesquisas do grupo FAPEM
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


A educação musical enquanto processo formativo em cursos de Pedagogia e como decorrência deste, na atuação docente de professoras não especialistas em música, no contexto da escola de educação básica têm sido objeto de investigações na área da Educação. Esta comunicação tem por objetivo mapear pesquisas de doutorado, mestrado e trabalhos de conclusão de curso, produzidos e defendidos no grupo FAPEM, entre os anos de 2005 e 2020, a fim de apresentar e discutir a produção acadêmica em relação à educação musical e à Pedagogia. Com vistas ao mapeamento e sua análise, se toma, metodologicamente, a pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007). Percebeu-se que no período analisado as pesquisas defendidas mostraram-se preocupadas com a temática educação musical e Pedagogia, apoiando-se teórica e metodologicamente em princípios da pesquisa (auto)biográfica e de pesquisas com narrativas, abarcando da pesquisa-formação à pesquisa biográfica com entrevistas narrativas e também estudos de caso. As pesquisas foram desenvolvidas na educação básica e no ensino superior. As produções de pesquisa do grupo tematizaram, sobretudo, a formação de professores e as práticas musicais e pedagógico-musicais. A sucessão de pesquisas e suas produções científicas derivadas expressam a contribuição do grupo para o tema em foco.


Texto completo: PDF