ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Vivências musicais envolvendo bebês e famílias: um relato de experiência
Ana Lucia Lutckmeier, Djeniffer Heinzmann Chassot, Fabiane Araujo Chaves, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2021-10-22

Resumo


O objetivo deste texto é relatar a experiência da realização e participação dos estudantes do curso de Licenciatura em Música, em um projeto de extensão da universidade, envolvendo bebês e suas famílias. O estudo trata da organização, realização e conclusão deste projeto que aconteceu durante o ano de 2020, de forma totalmente remota/on-line. O método utilizado para a realização do projeto foi a pesquisa-ação, que é uma investigação baseada em uma autorreflexão dos participantes e proporciona o desenvolvimento tanto dos pesquisadores quanto dos ajustes no planejamento dos encontros seguintes. Esta ação formativa foi uma ferramenta muito importante para a pesquisa em que foram utilizadas as próprias composições musicais e história. Colocando a teoria em prática através de um ambiente virtual, possibilitou com que o grupo da organização trabalhasse em sintonia, experienciando e criando protagonismos voltados à música e ao bebê. Apesar das dificuldades geradas pelo distanciamento social, os resultados foram bastante promissores, conseguindo envolver famílias de diferentes lugares do Brasil, as quais relataram momentos de estabelecimento de vínculo com seus bebês, aumento do repertório musical, bem como o desenvolvimento da linguagem, a partir das ações em que participaram.



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