ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Configurações do ensino de música frente ao componente curricular Arte: um estudo com professores de música da Educação Básica
André Rangel de Carvalho

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Esta pesquisa, concluída, apresenta os resultados de um trabalho de mestrado, realizado no programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais – linha de pesquisa Educação Musical. Considerando a inserção da música como conteúdo obrigatório do componente curricular Arte, este estudo propõe compreender como o professor de música tem atuado como responsável pelo componente curricular Arte no currículo escolar. Foi definido como objetivo geral de investigação, compreender os saberes necessários à atuação profissional do professor de música na Educação Básica frente ao componente curricular Arte. Como objetivos específicos, foram propostos: a) compreender como os professores de música estão interpretando e aplicando a BNCC Arte em suas práticas pedagógicas; b) compreender como a música está sendo implementada no currículo da escola. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa documental e o estudo com entrevistas (MANZINI, 1990,1991; DUARTE, 2004). Os dados da pesquisa foram constituídos pelas entrevistas com quatro professores de Música que atuam no Ensino Fundamental. A pesquisa aponta para a necessidade de a BNCC Arte ser inserida e experimentada no decurso da formação acadêmica profissional dos licenciandos em música, por meio de atividades práticas e reflexivas, de modo que os futuros professores possam refletir sobre as possibilidades e os desafios inerentes à aplicação deste documento na Educação Básica. Espera-se que este estudo venha contribuir com a formação de professores de música para a atuação na educação básica, frente aos desafios impostos pelo componente curricular Arte.

Palavras-chave: Formação de professores de música. Base Nacional Comum Curricular Arte. Ensino Fundamental.


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