ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A Formação do Cantor Popular: um levantamento de grupos de pesquisas e suas produções na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica
Dara Elizabeth Costa Alencar

Última alteração: 2021-10-10

Resumo


Esse trabalho é um recorte de pesquisa em andamento dentro de um Programa de Pós-graduação em Música. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico aportes da Pesquisa (Auto)biográfica com a Música para os estudos sobre a formação do cantor popular. Na pesquisa busca-se a construção da história vida e as narrativas de uma cantora e professora de canto popular afim de observar como seus saberes da experiência foram construídos e de que maneira colaboram na formação do cantor ou cantora popular. Com esse artigo, objetiva-se levantar os Grupos de Pesquisa no campo da Educação Musical com investigação de Narrativas (Auto)biográficas e observar quais trabalhos se relacionam metodologicamente com a pesquisa desenvolvida. Levanta-se também produções que possuam relação com a temática central da formação do cantor popular que possam vir a fundamentar a pesquisa, seja por familiaridades teórico-metodológica ou temática. Conclui-se que há um volume significativo de trabalhos no campo da Educação Musical com a Pesquisa (Auto)biográfica, bem como houve uma crescente de produções que alimentam a discussão sobre a formação por olhares subjetivos, ainda que seja carente em números trabalhos que foquem no mundo do cantor ou cantora popular, sendo a maioria das produções voltadas para o professor, professora de música ou de instrumentos que não contemplam o ser cantor ou cantora.


Texto completo: PDF