ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL: Um estudo sobre os Cursos de Música das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
Bruno Rodeghiero Motta

Última alteração: 2021-10-17

Resumo


A partir das transformações nas sociedades contemporâneas, cada vez mais multiculturais, os professores de música encontram o desafio de ensinar para diversas culturas. Neste sentido, qualificar os professores de música na formação inicial possibilita que eles tenham subsídios para lidar com a interculturalidade. Seguindo esse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a interculturalidade na formação de professores de música a partir da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e entrevistas com docentes e discentes. Esta proposta de investigação apoia-se nos estudos de Canclini (2007) sobre as teorias da interculturalidade. As pesquisas de Pereira (2014) e Galizia (2016) contribuíram para identificar os desafios presentes na formação inicial de professores de música. Quanto à metodologia, o procedimento de investigação utilizado será a pesquisa documental segundo Severino (2010), em conjunto com entrevistas semiestruturadas, Creswell (2007). Análise de dados de acordo com Bogdan e Biklen (1994) e posteriormente a construção do texto baseada na interpretação e reflexão sobre os dados coletados. Estudar essa inter-relação entre música e cultura e entre as diferentes músicas e culturas é um dos desafios dos professores de música atualmente. Neste cenário a formação inicial representa um ponto chave para trabalhar com as teorias e práticas da interculturalidade.


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