ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA ESCOLAR
Renata Domingues de Oliveira Domingues Luiz, Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Marcus Vinícius Medeiros Pereira

Última alteração: 2021-10-17

Resumo


O presente artigo resulta  de uma pesquisa realizada entre 2017 e 2019 pelo MIRADA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Visualidade, Interculturalidade e Formação Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, e tinha como título: “Experiências de dentro e de fora: o que a universidade pode aprender com a escola? ” . Aqui, apresentamos análises advindas das entrevistas com docentes de música da rede pública de ensino de Juiz de Fora. Lançamos um olhar sobre a formação docente, salientando a necessidade de aproximação entre a universidade e a escola regular. Buscamos refletir sobre duas questões:    O que a universidade pode aprender com a escola no que toca a formação de professores de música?  Que educação musical queremos e que educação musical precisamos no contexto da educação básica? Para tanto, utilizamos os estudos de Pereira, sobre habitus conservatorial e Freire, propondo uma educação musical humanizadora. Analisamos também a dicotomia teoria x prática contida na fala dos docentes. Após este percurso concluímos que a aproximação entre os espaços da universidade e escola é importante, pois são espaços produtores do saber, dialógicos e complementares.


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