ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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O ensino remoto e as práticas da música popular no Ensino Médio
Juliana Rocha Faria Silva, Leonardo Marques da Silva, Sarah Jadyna Andrade, João Pedro Correia Garcia Mariano Silva, Flávia Narita, Thainá Nóbrega da Silva Brito

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, iniciado em 2020 no período da pandemia do Covid-19, teve até o momento todas as atividades relacionadas à atuação docente realizadas de forma remota. Com as dificuldades enfrentadas, não só as causadas pelo vírus, mas também aquelas causadas pelas limitações do ensino remoto, procuramos modelos de ensino que nos auxiliassem a nos aproximarmos dos alunos incentivando uma participação mais ativas nas aulas síncronas (lives), nos atendimentos e na realização das atividades avaliativas. Para isso, utilizamos princípios da pedagogia da música popular à luz da abordagem da aprendizagem musical informal e da teoria do significado musical, de Lucy Green complementados pelo modelo (T)EC(L)A e pela teoria do desenvolvimento musical de Keith Swanwick. Nas aulas priorizamos a prática das escutas envolvidas no “tirar de ouvido”, dos modelos musicais, da execução instrumental e vocal e da composição e improvisação baseadas em músicas populares e com o auxílio de instrumentos virtuais, de objetos do cotidiano, da percussão corporal e de aplicativos gratuitos. Acreditamos que este relato possa servir de reflexão ou discussão sobre o ensino de música no modo remoto para educadores musicais em exercício ou em formação.


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