ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Propostas pedagógicas de Lucy Green como suporte para o ensino de música popular em contextos de aulas de instrumento
José Simião Severo, Mário Adimir Patreze Junior

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Este artigo busca enfatizar algumas propostas pedagógicas que podem ser aplicadas na vertente de ensino de música popular. Tem como objetivo principal apontar caminhos que possam nortear o ensino e aprendizado de música popular em contextos formais e informais, especialmente em relação ao ensino de instrumento. O aporte teórico baseia-se em propostas pedagógicas apontadas por Green (2002,2006,2011,2012), que, apesar de se direcionarem ao ensino de música nas escolas regulares, se mostraram aplicáveis ao contexto do aprendizado instrumental. A partir de nossas vivências como professores de violão e guitarra elétrica em diversos contextos, pudemos averiguar e evidenciar a relevância do assunto para um ensino que busca considerar a heterogeneidade da música popular respeitando todos os envolvidos.

Texto completo: PDF