ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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EDUCAÇÃO MUSICAL E HABILIDADES SOCIAIS
Sarah Vitor Pontes, Renata Franco Severo Fantini

Última alteração: 2021-11-27

Resumo


 

 

Este estudo está vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como objetivo fomentar o diálogo entre os campos da Educação Musical e Habilidades Sociais; e como objetivos específicos: 1) elaborar atividades musicais com potencial para desenvolvimento de algumas habilidades sociais específicas; 2) submeter tais atividades à apreciação de psicólogos e professores de música com experiência profissional em suas áreas para verificar a viabilidade e adequação das mesmas para a promoção de Habilidades Sociais. A pesquisa se apoia no comprometimento da educação musical com aspectos para além dos estritamente técnicos e teóricos da música, considerando o conhecimento da psicologia em processos de ensino musical, na interface entre o alcance social das práticas musicais coletivas e o campo teórico-prático das Habilidades Sociais definido por Del Prette e Del Prette (2017). O estudo, de natureza exploratória, contou com revisão bibliográfica e incluiu a proposição de atividades musicais relacionando referencial da educação musical e da psicologia. As respostas dos participantes apontaram que o material colaborou para a ampliação da compreensão dos professores de música sobre como as atividades musicais podem recrutar habilidades sociais, ao passo que as mesmas também parecem promissoras para o uso em contextos de treinamento de habilidades sociais por parte de psicólogos.


 


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