ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhadas do Projeto Guri – Polo ACIF Franca - SP: estrutura e organização dos ensaios e ensinoaprendizagem musical
Cíntia Thais Morato, Lucas Ignácio Almeida

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Esta comunicação apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de graduação no curso de música da XXXXX que tem como tema o processo de ensinoaprendizagem nos ensaios do Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhas do Projeto Guri - Polo ACIF Franca - SP. O objetivo geral consiste em compreender como ocorre o processo de ensinoaprendizagem musical nesse Grupo de Referência do Projeto Guri. Para tanto, foram estabelecidos quatro objetivos específicos, dos quais será tratado nessa comunicação o de conhecer como a estrutura e a organização dos ensaios do GR Camerata de Cordas Dedilhadas impactam no processo de ensinoaprendizagem musical. Seguindo a abordagem da pesquisa qualitativa, os dados desta pesquisa foram coletados, e registrados em Diário de Campo, por meio da observação de seis ensaios da Camerata, ocorridos em Franca, entre 03 de maio e 06 de setembro de 2019. Os resultados nos mostraram que o processo de ensinoaprendizagem musical é facultado pelas relações sociais que ocorrem não somente nos tempos institucionalizados do ensaio, mas também antes do seu início e no intervalo – tempos em que a interação entre os jovens potencializa seus vínculos. Por isso, sugerimos que os momentos fora da institucionalidade dos ensaios (e também das aulas) sejam levados em conta, pois estão prenhes das intenções previstas pelo projeto ora estudado. Além disso, os lugares onde ocorrem os ensaios (naipe e geral) da Camerata, tomados como espaços sociais, nos mostraram o quanto podem ensinar aos participantes do Grupo de Referência sobre hierarquias socioprofissionais e divisão do trabalho musical.

Texto completo: PDF