ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Saberes docentes e memórias afetivas de estagiários: narrativas (auto)biográficas
Thaynara Lima Lessing, Luciane Wilke Freitas Garbosa

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Este trabalho, vinculado ao Laboratório de Educação Musical – LEM/CE/UFSM e ao grupo FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (CNPq), apresenta um recorte de pesquisa em andamento, que tem como objetivo geral compreender as experiências de interações afetivas de docentes estagiários da área de música. Além disso, entender os afetos no contexto dos saberes da docência; conhecer a formação dos colaboradores no tocante às interações afetivas; e compreender as implicações das interações afetivas para o desenvolvimento musical dos estudantes. Metodologicamente, adotamos o uso de entrevistas narrativas (CLANDININ E CONELLY, 2011) como instrumento de produção de dados, as quais foram produzidas junto a seis acadêmicos estagiários do curso de Música - Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria. Neste artigo, apresentamos um recorte da pesquisa, trazendo reflexões sobre uma das categorias analisadas, ou seja, o estagiário e as memórias afetivas da infância. Com a pesquisa em andamento, apresentamos conclusões parciais envolvendo o tema em discussão.

Texto completo: PDF