ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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O “Programa de Iniciación a la Música” da OEIN: desafios contemporâneos na manutenção do tradicional
Glaucos Luis Flores Monteiro

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


Esta pesquisa de doutorado - em andamento - propõe examinar, de forma interdisciplinar, o Programa de Iniciación a la Música – PIM, um sistema de musicalização desenvolvido pela Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos (OEIN – La Paz). Observando a OEIN, objetiva analisar: estratégias de sobrevivência de culturas tradicionais imbricadas com elementos da contemporaneidade, novas formas de legitimação/significação, possíveis reverberações do PIM no cenário artístico paceño, questionando em que proporções práticas artísticas denominadas “de resistência”, tem possibilitado resultados significativos para as comunidades em que se inserem. A pesquisa enquadra-se como um estudo qualitativo, de caráter exploratório; fazem parte do instrumental utilizado, além do levantamento bibliográfico e suas ferramentas especificas (leitura analítica, fichamento etc.), fontes publicadas na internet (videográficas, textuais, etc.). Esta análise – que dialoga com autores como Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Coriun Aharonián, Gilles Deleuze & Felix Guattari, John Blacking, Juan Pablo González, Isabel Aretz, Walter Mignolo, Silvia Rivera Cusicanqui, Ximena Soruco Sologuren e outros – parte da interlocução do Pensamento Decolonial com os estudos culturais, as reflexões do pós-estruturalismo, das subjetividades sociais, entre outros, para uma eficiente reflexão sobre propostas contemporâneas de ensino musical e gestão artística em nosso continente. Ainda, na medida das limitações epistêmicas e práticas, ambiciona também registrar estas experiências na forma de poéticas especificas (produção de composição musical e vídeo).

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