ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O ensino de instrumentos musicais nos projetos sociais do Distrito Federal: um levantamento em tempos de pandemia.
Paula Cristine Soares da Silva, Jonathan Baião

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Este artigo é um recorte de duas pesquisas em andamento de alunos do Mestrado em Educação Musical da XXX. Uma sobre o ensino de violoncelo online: o uso das TICS como ferramenta de inclusão sociodigital, e a outra sobre o ensino de violino e viola a distância em um projeto social. Com o cenário da Pandemia do novo corona vírus e a interrupção das aulas presenciais ambos direcionaram suas pesquisas para o ensino no terceiro setor no DF com objetivo de levantar a oferta do ensino musical em projetos sociais, relacionar os cursos ofertados, e além disso, ouvir dos professores acerca da experiência de continuar ou não com as atividades durante a pandemia. A metade dos projetos investigados continuou com o ensino musical de forma remota mesmo apesar das dificuldades relacionadas à inclusão sociodigital e literacia digital tanto de alunos como de professores envolvidos no processo. Em grande parte, a falta de domínio das tecnologias e possibilidades de adequação foi a maior causa de evasão, tanto para as equipes gestoras e professores quanto para os estudantes e seus familiares.

Texto completo: PDF