ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Artes Integradas nos livros didáticos brasileiros: análises preliminares.
HELENA LOPES DA SILVA

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


A pesquisa de Iniciação Científica Perspectivas das artes integradas para o ensino de música na educação básica: Análise das concepções e metodologias de ensino propostas em materiais didáticos brasileiros teve como objetivo central mapear e analisar as propostas de artes integradas presentes nos livros didáticos aprovados entre 2018 e 2020 pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Para este estudo foram escolhidas as coleções Compartilha Arte - Anos Finais do Ensino Fundamental (Editora Moderna, 2018, 2 ed.) e Mosaico Arte - Anos Finais do Ensino Fundamental (Editora Scipione, 2020). O presente artigo apresenta algumas reflexões acerca das análises das atividades propostas nas unidades temáticas Artes Integradas dos livros da Coleção Compartilha Arte - Anos Finais do Ensino Fundamental (2018). A metodologia empregada no estudo foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Dentre as principais reflexões, destacamos a tímida presença da Música nas atividades propostas na unidade temática Artes Integradas bem como o seu uso como ferramenta de ensino para outras linguagens. Outro aspecto importante destacado na análise foi a proposição de atividades de Reflexão em detrimento das outras dimensões de conhecimento em arte propostas pela BNCC, sendo esta dimensão utilizada com função meramente informativa.


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