ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Videoaula como Recurso Pedagógico na Educação Musical: um relato da produção de vídeo de solfejo
Laura Almeida de Araújo

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


Propõe-se, neste artigo, investigar a viabilidade,  os benefícios e as limitações  do uso da videoaula como recurso pedagógico complementar à Educação Musical. Com equipamentos amadores, foi produzida uma videoaula de solfejo, posteriormente publicada no YouTube e divulgada para estudantes e professores de Licenciatura em Música. Em seguida, aplicou-se uma pesquisa avaliativa a fim de entender quais foram os pontos positivos e negativos no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível constatar então, mediante os dados coletados, que o uso de recursos visuais e gráficos colaboraram com a assimilação do conteúdo apresentado. No entanto, a duração do vídeo deve ser observada para que não se torne desestimulante.


Texto completo: PDF