ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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REDES DIGITAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO DE INSTRUMENTO MUSICAL: uma pesquisa em andamento.
Antonio Chagas Neto, Jusamara Souza

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Este trabalho refere-se sobre uma pesquisa em andamento, ainda em fase inicial, que tem como objetivo geral compreender os processos de interação estabelecidos no ensino de flauta doce por meio de redes digitais, ocorridos em cursos de Licenciatura em Música. Para o desdobramento da pesquisa, estabelece-se como objetivos específicos: 1. refletir sobre os conceitos de interação social em práticas musicais desenvolvidas nas redes digitais; 2. identificar características das interações estabelecidas no ensino de instrumento musical ocorridas nas redes digitais; 3. discutir as prováveis consequências dessas interações nas redes digitais para a profissionalização. O estudo se fundamenta inicialmente sobre a compreensão do cotidiano (SOUZA, 2013; PAIS, 1986) e os processos de Interação Social (GOFFMAN, 2010; 2012; 2013). A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, a partir de um estudo de caso em que os dados serão examinados a partir de uma análise videográfica sobre o processo de interação estabelecido entre os envolvidos.  Este estudo pretende contribuir para a área da Educação Musical em relação às discussões sobre os aspectos sociais envolvidos em práticas musicais ocorridos em redes digitais, com foco na relação entre professor(es)/ professora(s) e alunos(s)/alunas.

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