ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Um olhar sobre a percussão nas práticas pedagógicas musicais dos professores de Feira de Santana
Maria Vanessa Brito de Oliveira

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como objetivo geral verificar como se dá o uso da percussão nas práticas pedagógicas adotadas pelos professores de música em escolas de Feira de Santana. Metodologicamente, foi realizado um estudo de caso sendo aplicado questionário para uma amostra composta por professores licenciados em música, atuantes na educação básica local. Utilizamos como referencial teórico autores que falam sobre a importância da percussão na formação de professores e do rítmo na educação musical (ZAGONEL, 1984; MATEIRO; SCHMIDT, 2016; BRAGA et al, 2015; BRAGA, 2019).Como resultados podemos concluir que a percussão por envolver o ritmo é uma atividade de muita importância para o ensino de música escolar e de grande prestígio entre os estudantes. Pode-se perceber que a percussão está inserida na prática pedagógica dos professores participantes da pesquisa, por meio do uso da percussão corporal e de instrumentos disponíveis nas escolas. A inserção da percussão nessas práticas pode estar presente devido ao contato desses professores com a percussão em seu processo de formação inicial, através de atividades de ensino e/ou de extensão, pelos recursos disponíveis nas escolas e/ou pela boa aceitação e receptividade dos alunos, já que estes são o público alvo do processo de ensino e aprendizagem musical.


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