ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
“Um clarinete em metamorfose”: me refazendo e transformando minha prática docente.
Elismael Lourenço Dos Santos, Lucyanne de Melo Afonso, Jackson Colares da Silva

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


O artigo é um relato autobiográfico de um professor de clarinete na cidade de Manaus. O autor faz breve histórico do ensino de música na cidade de Manaus e o processo de ensino e aprendizagem do clarinete em um centro cultural da cidade no período de 2001 a 2010 num texto unindo vida e arte tomando como exemplo a vida da borboleta para descrever a arte pessoal em quatro fases: ovo, lagarta, crisálida e sua forma adulta, a borboleta. O resultado mostrou que dificuldades foram encontradas no ensino tradicional, mas foram superadas a medida em que ocorreram mudanças na questão metodológica da prática docente e nas estratégias motivacionais visando ensinar o instrumento de maneira inclusiva. O texto mostra ainda a importância do uso da música de câmara para o ensino com arranjo feito na música Tico Tico no Fubá visando a educação inclusiva. Além disso, foi possível identificar que aumentar a carga horária e dividir o ensino em momentos para criar uma identidade sonora, desenvolver as técnicas necessárias para o domínio do instrumento e aprimorar ou desenvolver a expressividade artística e a sensibilidade musical por meio da música de câmara contribuem para uma educação musical inclusiva.

Palavras-chave: Ensino de clarinete, transformação pedagógica, prática docente.


Texto completo: PDF