ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Música no Método Montessori: Narrativas de uma professora de música em formação
Beatrís Mengarda

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Este artigo, vinculado ao XXXXXXXXXXX XX XXXXXXXX XXXXXXX - XXX/XX/XXXX e ao grupo XXXXX - XXXXXXXX, XXXX X XXXXXXXX XX XXXXXXXXX XXXXXXX (XXXX), apresenta um recorte de trabalho de conclusão de curso que tem como foco os dilemas e reflexões de uma professora de música em um contexto Montessoriano. O objetivo geral da pesquisa é compreender os dilemas que permeiam a atuação de uma professora de música em formação, no contexto de uma escola Montessori. Somado a isso, busca-se entender o trabalho de música em uma escola de Educação Infantil de base Montessori; e conhecer os momentos, temas, conceitos e materiais musicais presentes nas aulas de música. A pesquisa, em andamento, tem como metodologia de investigação a análise de diários de aula (ZABALZA, 1994) escritos pela professora durante o período de dois anos. Através destes diários são analisados alguns dos dilemas encontrados no contexto da prática, aqui narrados a partir de duas dimensões: a dimensão do Método Montessori e a dimensão da ação pedagógica. Com vistas nisso, este artigo apresenta como são realizadas as aulas de música em uma escola Montessori de Educação Infantil, analisando dois dos dilemas encontrados na prática de aula. O artigo contempla ainda alguns dados biográficos de Maria Montessori, os princípios fundamentais e a teoria do método, assim como alguns dos conceitos trabalhados no ensino de música.


Texto completo: PDF