ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Práticas e recursos contra coloniais para o ensino de música
Barbara Viggiano Rocha da Silva

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


Grande parte da produção de recursos didáticos buscando atender a recente demanda escolar para o ensino de música e das ERER (leis que tratam da Educação para as Relações Étnico-Raciais) tem dado continuidade a uma visão colonialista da música. Rompendo com esse padrão eurocentrado, está em produção uma série de vídeos que conta com a participação de pessoas pertencentes aos povos Tikmũ’ũn (Ladainha/MG), Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe (São Joaquim de Bicas/MG), Comunidade Quilombola do Taquaraçu (Moeda/MG) e Guarda de Moçambique de N. S. do Rosário do bairro Santa Efigênia (Brumadinho/MG). A partir de trechos das entrevistas contidas nestes vídeos e reflexões sobre contra colonialidade e educação musical, são levantados alguns apontamentos sobre os métodos atuais de produção de materiais e conhecimento escolar na área da Música.


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