ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS EM UM CENTRO DE TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS
Jéferson Sousa Brito Ramires

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Esta comunicação é uma síntese de meu Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal XXXXXX. Neste artigo apresento a revisão de literatura realizada, o referencial teórico-metodológico, a instituição onde foi realizada a pesquisa, os participantes, as práticas músico-educativas ali presentes e seu impacto na recuperação da dependência química. A investigação teve como objetivo principal compreender as práticas músico-educativas de participantes dos grupos musicais do centro terapêutico para a dependência química Fazenda Esperança, de XXXX. Os objetivos específicos foram: 1) revelar os motivos para a criação de grupos musicais na Fazenda Esperança; 2) conhecer como os internos escolhem os grupos musicais dos quais participam; 3) investigar as formas de ensino e aprendizagem musicais que ocorrem nos grupos; 4) analisar os impactos do envolvimento com as práticas musicais na trajetória de recuperação dos residentes. A pesquisa utilizou como ferramenta de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com seis participantes daquele centro terapêutico. Os resultados apresentam a vivência musical dos participantes dos grupos musicais da Fazenda Esperança como alicerce para a prática de ensinar e aprender música, tornando, assim, possível a aquisição de novos saberes através da troca de conhecimentos musicais. Este artigo também trata de apresentar estes contextos como importante local de práticas músico-educativas, instigando educadores musicais e pesquisadores da área a direcionarem seus olhares para estes espaços.


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