ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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MÚSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS PRÁTICAS CULTURAIS ÀS VIVÊNCIAS SENSÍVEIS
Manoel Sampaio Schiavi

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


O texto relata uma pesquisa de mestrado profissional em andamento e tem por objetivo investigar quais os parâmetros teóricos metodológicos para o desenvolvimento de um portfólio de vivências musicais centrada no protagonismo e necessidades dos atores da pesquisa, nesse caso os alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal. Utilizando uma abordagem qualitativa e participante, o estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação. Durante as atividades, construiu-se os dados para análise e sistematização dos parâmetros teóricos metodológicos necessários para realização de atividades musicais em que alunos estivessem engajados em sua construção e execução. Para a organização do portfólio será reconstruído o percurso, os materiais e os resultados gerados nas atividades identificando elementos que proporcionaram um processo de construção de vivências musicais significativas para os alunos.  Os resultados sugerem que incluir o discurso musical do aluno e o seu protagonismo implicará no desenvolvimento, sob uma perspectiva dialógica, de um portfólio de vivências musicais atento às necessidades desses atores dentro do contexto da educação profissional e tecnológica.

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