ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Pedagogias Musicais Abertas no contexto das políticas públicas: apontamentos sobre a formação docente latinoamericana a partir da Reforma Empresarial da Educação
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS

Última alteração: 2021-10-10

Resumo


Este trabalho apresenta as origens e fundamentos da Reforma Empresarial da Educação com destaque para as principais considerações sobre as reformas que modificam o sentido social das formações docentes, destacando esse contexto na américa latina - países considerados periféricos do sistema capitalista. Aponta que parte significativa das novas políticas educacionais estão fundamentadas nos documentos da OCDE, do Banco Mundial (BM), UNESCO e do LLECE. Utiliza da publicação do FLADEM "Breve estudio comparativo sobre la formación del educador musical latinoamericano" (Caderno de Reflexão - n. 2) para situar o panorama da formação docente em Música nos 18 países que compõem a região. Destaca, dessa forma, os avanços e as limitações do estudo a partir do contexto das políticas públicas na leitura sobre a Reforma Empresarial da Educação. Apresenta o conceito de Pedagogias Musicais Abertas como possibilidade de enfrentamento a essas reformas, elencando algumas considerações e contribuições que o caderno de reflexão do FLADEM indica.



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