ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A CANÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PIANO
Ana Consuelo Ramos, Gislene Marino

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Resumo: Este texto versa sobre a importância da canção como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem do piano. As reflexões partem do pensamento de Émile Jaques-Dalcroze, Zoltán Kodály, Edgar Willems e Carl Orff, alcançando as contribuições da Pedagogia do Piano, cujos autores valorizam o emprego da canção desde o início da aprendizagem do instrumento musical. Neste contexto, o piano é concebido como instrumento musicalizador. Materiais didáticos são citados e a reflexão incide, principalmente, sobre as canções e os arranjos dos livros xxx x x xxx x xxx x xxx xx xxx xxx x xxx. Um dos princípios orientadores dos livros é o Modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979), que reforça a concepção de canção como elemento integrador das modalidades propostas no Modelo.

Palavras-chave: Canção no Ensino de Piano. Iniciação ao Piano. Piano como Instrumento Musicalizador.


Texto completo: PDF