ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Um estudo no Projeto Rodarte: reflexões sobre a inserção da música no contexto de um projeto social
Fabrício Vieira Souza, Adriana Bozzetto

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


A presente comunicação de pesquisa, construída a partir do trabalho de conclusão de curso de graduação (SOUZA, 2015), buscou compreender a inserção da música no contexto de um projeto social situado no município de Bagé, RS. Por meio da abordagem qualitativa, foram realizadas observações no campo de pesquisa, registro em diários de campo e entrevistas com a coordenação e os professores de música atuantes no referido projeto, de modo a compreender as perspectivas dos envolvidos sobre o fazer musical e os objetivos com o ensino de música nesse contexto específico, que se revela como um campo fértil de atuação para educadores musicais, conforme apontam os estudos de Hikiji (2006), Bozzetto (2012) e Kleber (2014). Os resultados, analisados a partir de autores que discutem a dimensão da música em relação à educação em projetos sociais (SOUZA; FREITAS; FIALHO; NASCIMENTO, 2014), revelam como as concepções e as metodologias para o ensino de música neste espaço do Projeto Rodarte são desenvolvidas a partir do respeito às diferenças e do entendimento da condição social dos discentes.


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