ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Percursos bibliográficos sobre ideias de educação musical na primeira metade do século XX
Nilceia Protásio

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


As obras “La educacion musical”, de Albert Lavignac (1902); “Rhythm, music and education”, de Émile Jaques-Dalcroze (1921); “Psicotécnica do ensino elementar da música”, de Sá Pereira (1937) e “Nueva pedagogia musical”, de Lorenzo Serrallach (1943) nos fornecem a compreensão dos princípios da educação musical, sobretudo, de um século atrás. Não constitui objetivo aprofundar-se nas fontes bibliográficas mencionadas, mas tomá-las como importantes para uma leitura dos significados da educação. Logo, pretendemos trazer elementos que possibilitem uma compreensão da educação musical na primeira metade do século XX. Como metodologia, buscou-se destacar trechos que convergissem para essas evidências, e oportunizassem a construção de pontes para o pensamento da atualidade. Os autores tratam aspectos que envolvem a iniciação musical, a formação musical e pedagógica do professor, teoria musical e prática instrumental, e interagem com nossa época à medida que nos comunicam suas concepções, de modo a influenciar nossas perspectivas de educação musical.

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