ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes

Última alteração: 2021-10-27

Resumo


Este artigo resulta de um trabalho colaborativo, realizado na disciplina de Metodologia do Ensino da Música I, no primeiro período do curso de Licenciatura em Música da XXXXXX. Apresentaremos, neste texto, uma breve análise do enredo do filme “A orquestra dos meninos”, no intuito de refletir sobre as suscetibilidades da atuação de professores/as frente a forças políticas que impactam direta ou indiretamente o seu contexto. Para tal análise, utilizamos como referências publicações da educação e da música. Concluímos que aquilo que o professor/a de música faz em/para/pela sala de aula (ou em outros espaços) não está dissociado de forças mais amplas do contexto social, econômico e político onde o ensino de música acontece.



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