ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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PIBID E O ENSINO DE MÚSICA REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO ARTE/MÚSICA DA UNIPAMPA
Raphael Idalgo Mena, Vinícius Orsi Fadel, Ana Raquel Veloso Rocha, André Müller Reck

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Esta comunicação pretende relatar algumas das experiências pedagógico-musicais desenvolvidas no Núcleo Arte/Música do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2020/2022) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tais atividades foram propostas de forma remota entre novembro de 2020 e julho de 2021, no âmbito do componente Curricular de Arte, nos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Creusa Brito Giorgis, localizada na cidade de Bagé/RS. A fim de contribuir com a discussão imposta sobre como ensinar música na escola em tempos de pandemia, apresentamos algumas direções e alternativas possíveis para tal empresa, resultados de um planejamento didático que se fez necessário enquanto exercício de criatividade e novas aprendizagens. Para tais objetivos a presente comunicação busca, num primeiro momento apresentar e contextualizar o núcleo Arte/Música e a escola/comunidade em que o núcleo atua, assim como algumas características do ensino remoto demandado pelas restrições sanitárias. Em segundo lugar, apresentaremos algumas linhas gerais que deram suporte teórico às nossas propostas, fundamentadas principalmente pela sociologia da educação musical (SOUZA, 2004) e teorias do cotidiano (SOUZA, 2000; 2008), assim como algumas das escolhas metodológicas que optamos. Nas seções seguintes faremos o relato de algumas das atividades desenvolvidas pelo núcleo: Gincana Virtual de Música, Projetos de Ensino de Música e Gravação de Vídeo Aulas. Já nas considerações finais, faremos o encaminhamento de algumas reflexões baseadas nas experiências relatadas.

Palavras-chave: PIBID. Educação Básica. Ensino de Música.

 



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