ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Da educação musical escolar: um estudo da seleção curricular a partir da análise do livro didático “Arte Por Toda Parte” – Ensino Médio
Paula Beghelli Neves

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como o currículo de música é apresentado para o professor por meio do livro didático “Arte Por Toda Parte”. Para tal, o estudo se fundamenta na proposta de Sacristán de compreender o livro didático como um currículo apresentado aos professores. A metodologia de pesquisa empregada foi a análise documental, de caráter qualitativo, e a metodologia de análise fundamentou-se na codificação proposta pela teoria fundamentada nos dados. Os dados foram reunidos em três categorias principais: música como ferramenta ilustrativa, informação sobre música e experiências diretas com música. O livro dialoga com o universo juvenil e tem potencialidade para colaborar com o trabalho do professor de música, que terá, muitas vezes, de transcender as sugestões ali encontradas em busca de maior consistência no universo musical.

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