ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Criação musical nas aulas de violino: reflexões sobre ensino e aprendizagem
Thays Carmem Silva Guerra, Sara Caroline Cesar da Silva Araújo), Klesia Andrade

Última alteração: 2021-11-11

Resumo


Tendo em vista a importância do alinhamento do ensino de instrumento com as práticas criativas da educação musical, apresentamos neste artigo as ideias centrais do estudo desenvolvido no Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de XXX. O trabalho tem como objetivo central refletir sobre o ensino de violino a partir de uma perspectiva criativa, que inclua a criação musical nas aulas de alunos iniciantes. Fundamentadas na abordagem qualitativa de um estudo bibliográfico foram organizadas três etapas: 1) Discussão teórica sobre o ensino de violino em uma perspectiva abrangente; 2) Revisão de literatura sobre o ensino de violino considerando as publicações nos Anais dos Congressos Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical dos anos de 2015, 2017 e 2019; 3) Proposição de quatro atividades de criação musical para alunos iniciantes de violino. O estudo contribui para as reflexões acerca da prática docente no desenvolvimento de propostas que incluem a criação musical, mesmo com alunos iniciantes em seus instrumentos.


Texto completo: PDF